O problema do mau hálito, também conhecido como halitose, geralmente é causado por maus hábitos de higiene bucal, infeções na boca, consumo de tabaco e álcool ou alimentos muito condimentados. Outras causas incluem boca seca, infeções respiratórias, doenças sistêmicas como diabetes, doenças renais, hepáticas e pulmonares e problemas gastrointestinais, como refluxo gástrico e outros distúrbios digestivos.
Como prevenir, detetar e eliminar o mau hálito
Como saber se tenho mau hálito?
Muitas pessoas acreditam que têm mau hálito mas, na realidade, não o têm. Embora seja possível fazer um teste para detetar a presença de enxofre, normalmente os dentistas avaliam a situação com base no odor oral. Se houver mau hálito, verifica-se se há cáries ou doenças periodontais. Geralmente, o tratamento desses problemas resolve o mau hálito.
O que causa o mau hálito?
Uma das principais causas do mau hálito é a acumulação de bactérias na boca. O mau hálito pode ser desconfortável mas, felizmente, uma vez identificadas as causas, é possível iniciar o tratamento. Conheça as principais causas do mau hálito:
Causas bucais:
- Cáries
- Periodontite
- Gengivite
- Boca seca
Causas externas à boca:
- Insuficiência renal
- Descontrole da diabetes
- Stress
- Refluxo gastroesofágico
- Ingestão insuficiente de água
Como eliminar o mau hálito?
Depois de conhecer a causa do seu mau hálito, pode tomar as medidas necessárias para refrescar o seu hálito.
O primeiro passo para eliminar o mau hálito é entender porque é que tem esse problema. Comece por visitar um dentista para descartar problemas de higiene ou outras questões bucais. Se for esse o caso, o tratamento adequado resolverá a situação e devolverá a sensação de hálito fresco. Caso contrário, o dentista pode sugerir a visita a outros especialistas para descobrir se a halitose é causada por algum dos outros problemas mencionados acima.
Escovar os dentes é sempre importante mas, neste caso, é ainda mais crucial. Faça a higiene bucal após cada refeição e siga estas dicas:
- Escove os dentes com calma, dando atenção igual a todas as superfícies dentárias.
- Troque a escova a cada três meses, para ter sempre uma em boas condições e eficiente.
- Limpe a língua sempre que fizer a higiene bucal, pois o acúmulo de resíduos também causa mau hálito.
- Use produtos de boa qualidade, como uma pasta de dentes recomendada pelo seu dentista.
- Utilize fio dental sempre que recomendado pelo seu dentista.
- Hidrate-se e beba água ao longo do dia.
- Limite o consumo de café, bebidas doces ou alcoólicas, pois são conhecidas por causar mau hálito.
- Tenha uma alimentação adequada